• LaboratĂłrio Mattoso

Trombocitopenia



💡As plaquetas sĂŁo produzidas a partir da fragmentação do citoplasma dos megacariĂłcitos. A produção Ă© controlada pelo hormĂŽnio trombopoietina que, de modo contrĂĄrio Ă  eritropoietina, Ă© produzido em diversos tecidos e, portanto, nĂŁo tem a sua produção comprometida pela falĂȘncia de algum ĂłrgĂŁo em particular. A vida mĂ©dia varia de acordo com a espĂ©cie, mas Ă© de cerca de 5-10 dias em animais saudĂĄveis. Cerca de 30% das plaquetas sanguĂ­neas estĂĄ presente no baço e alteraçÔes no volume esplĂȘnico resultam em redistribuição das plaquetas circulantes e alteração em sua concentração sanguĂ­nea.





🔩Trombocitopenias Ă© a diminuição da contagem de plaquetas circulantes. É um achado relativamente frequente nos hemogramas de pequenos animais. A trombocitopenia nĂŁo Ă© uma doença, mas sim uma manifestação que pode estar associada a diversas condiçÔes.


đŸ–ïžApesar do grande nĂșmero de doenças associadas Ă  trombocitopenia, hĂĄ poucos mecanismos patogĂȘnicos a serem considerados:

‱ Diminuição da produção;

‱ Sequestro;

‱ Consumo;

‱ Destruição.


đŸ’»Estes eventos podem ocorrer isoladamente ou em conjunto, agravando a intensidade da trombocitopenia.

Artefatos tĂ©cnicos tambĂ©m sĂŁo frequentemente associados a uma falsa trombocitopenia (pseudotrombocitopenia) e estĂŁo associados Ă  presença de agregados plaquetĂĄrios e/ou fibrina na amostra. A pseudotrombocitopenia deve ser suspeitada quando o exame do esfregaço sanguĂ­neo revelar a presença de agregados ou uma estimativa de contagem maior que o nĂșmero obtido na contagem manual ou eletrĂŽnica. É importante descartar a pseudotrombocitopenia, pois esta falsa alteração ocorre frequentemente, principalmente pela dificuldade de coleta inerente ao comportamento animal.


💡Em regiĂ”es endĂȘmicas, normalmente existe uma tentativa de correlação de trpmbocitopenia com hemoparasitoses, principalmente a erliquiose, porĂ©m devemos sempre considerar todas os mecanismos patogĂȘnicos, e excluir totalmente a possibilidade de pseudotrombocitopenia.


đŸ–ïžTrataremos de alteraçÔes plaquetĂĄrias em nossos prĂłximos posts.


đŸ“Čwww.laboratoriomattoso.com.br


#laboratoriomattoso#diagnĂłstico#exames#Trombocitopenia#veterinĂĄrios

17 visualizaçÔes0 comentårio

Posts recentes

Ver tudo